Exposições

Voltar

Exposição:

"ENTRE A ARTE E O DESIGN - UM DIÁLOGO ENTRE AS OBRAS DE VÉIO E OSCAR NIEMEYER"

Ano:

2018

Cidade:

Milão - Itália

Após a inauguração de seu primeiro espaço europeu em Milão, a ETEL recebeu o evento "Entre a arte e o design - Um diálogo entre as obras de Véio e Oscar Niemeyer", que inaugurou uma série de encontros dedicados à promoção e divulgação da cultura brasileira, com a presença de importantes convidados internacionais.

A exposição focou uma seleção de obras de Cícero Alves dos Santos, mais conhecido como "Véio" - figura de grande importância na cena da arte contemporânea brasileira, com obras apresentadas na Itália durante a Bienal Arte de Veneza, em 2015 - em contraponto com mobiliário precioso de Oscar Niemeyer, que pertence à Coleção ETEL.

O piso térreo da ETEL Milano recebeu 12 esculturas, peças são elaboradas a partir de restos de madeiras e troncos encontrados pelo artista, são trabalhados e pintados em cores vivas, formando imagens que remetem a silhuetas primitivas de animais e homens.

As formas orgânicas e enigmáticas das obras de Véio contrastaram com as linhas puras e elegantes do mobiliário do mestre do modernismo brasileiro, Oscar Niemeyer. São dois contrapontos criativos que, de maneira antitética e multifacetada, contam parte da história e da cultura brasileira.

Durante o evento, a ETEL Milano recebeu uma mesa de debate, composta por grandes nomes do mercado de arte e design brasileiro, como Vilma Eid, fundadora da Galeria Estação de São Paulo, representando a Véio e promovendo as mais importantes coleções de arte popular brasileira, selecionadas ao longo do tempo; Stefano Rabolli Pansera, arquiteto e curador da exposição "Becoming Marni" que lançou Véio na cena europeia e atual diretor da Hauser & Wirth; e Lissa Carmona, CEO da ETEL, curadora da Coleção e responsável pela pesquisa da história do design brasileiro promovida pela marca.